Clippings

CBN - (22/01/2026)

Liquidação do Will Bank deixa clientes sem acesso a contas; saiba o que fazer

Com banco inoperante após decisão do BC, correntistas não conseguem pagar despesas básicas e aguardam ressarcimento do FGC

Apesar de a liquidação do Will Bank já ser dada como certa pelo mercado financeiro antes mesmo da decisão do Banco Central, os clientes do banco digital do Master foram pegos de surpresa e, agora, sequer conseguem movimentar a conta corrente.

Com a liquidação decretada pelo Banco Central, o banco fica inoperante e os clientes ficam impedidos de acessar o extrato, fazer PIX ou pagar contas pelo aplicativo. Além disso, não conseguem também usar os cartões de débito ou crédito.

Há quem contava com o dinheiro em conta para pagar o aluguel e quem depende do dinheiro para pagar custos com transporte e alimentação, por exemplo. É o caso, por exemplo, de Ronald Filgueiras. Ele está em Brasília e acompanha internada em hospital e tudo que tinha estava na conta do Will Bank.

"Eu preciso me movimentar para lá e para cá, estar sempre indo para o hospital, voltando, alimentação, tudo isso, e simplesmente o meu dinheiro está bloqueado no banco. Fiquei sem recursos, eu não posso fazer nada. Eu não sei exatamente o que vai acontecer", relatou.


O que fazer agora?

Os clientes estão de mãos atadas. Mas, não há muito o que ser feito. O economista e professor do IBMEC, Gilberto Braga, explica que o bloqueio dos recursos é natural em operações de liquidação. Agora, só quando a lista de clientes for enviada ao Fundo Garantidor de Crédito, é que eles serão ressarcidos - respeitando o limite de R$ 250 mil por CPF.

"Quando é decretada a liquidação, a instituição financeira deixa de funcionar. Ela não tem mais acesso às trocas com o chamado sistema de pagamento do Brasil, o sistema financeiro. E, por isso, todas as contas correntes, todos os pagamentos são bloqueados. Cartões de crédito são suspensos, as chaves PIX perdem a validade e o que mantém, na verdade, é o direito à indenização futura", explica.

Quem tinha dinheiro no Will Bank já correu para tentar se cadastrar no site do FGC, mas também enfrentou dificuldades. Nesta quinta-feira (22), o site do Fundo Garantidor de Crédito passou por uma manutenção temporária e os credores enfrentaram instabilidade.

Enquanto credores do Master sequer concluíram o processo de ressarcimento, os do Will Bank não conseguem iniciar o cadastro. No caso dos clientes do banco digital, o processo começou agora e não é possível dar início ao processo de pagamento. Isso porque o liquidante ainda vai enviar a lista total de credores que de fato tem acesso aos recursos do fundo.